1.2.09

Sobre a minha constante briga com a balanca...




Hoje de manha, ao acordar, eu me olhei no espelho (coisa que tenho evitado fazer nos ultimos meses). Me olhei nos olhos, depois olhei para as bochechas, para os bracos, desci para a barriga, olhei as pernas, virei de costas e dei uma olhada rapida no meu bumbum. "Meu Deus, como eu to GORDA!", pensei triste. Subi na balanca e me assustei ainda mais ao ver um numero que nunca havia pesado antes...

"Sangue de Cristo! Nao pode ser verdade, deixa eu me pesar de novo." Desci, subi, me apavorei, desci, subi novamente... nao teve jeito!

Nao, a balanca nao esta quebrada. Nao, o espelho nao esta mentindo. Nao, os meus jeans nao encolheram na lavagem. Eu engordei sim, e muito nos ultimos 3 anos e hoje eu decidi que preciso mudar meus habitos alimentares ur-gen-te-men-te!

Na verdade, eu nunca tive la uma relacao muito amigavel com a companheira balanca. Ate os meus 15 anos de idade eu era magrinha, magrela, magricelinha das perninhas fininhas e joelho ossudo. Eu me achava feia, magra demais, queria ter corpao de mulherao, peitao, pernao e bundao. Tomei Biotonico, vitaminas, suplementos e ate aquela multi-mistura que criancinhas mal-nutridas tomam eu ja usei. Eu comia de tudo, abusava de frituras, doces, paes e massas mas parecia que nada fazia efeito. Engracado como as coisas mudam, ne? Hoje em dia, eu daria tudo para ter meu metabolismo dos 15 anos de volta...

Aos 20, quando eu ainda morava no Brasil, meu corpo ja estava bastante mudado. Eu ja tinha pernao e bundao, so faltava os peitao para completar a minha felicidade. Em compensacao, nesse intervalo de tempo, eu tambem ganhei algo que nao desejava... sabe aquela barriguinha saliente que faz os tops sempre parecerem mais curtinhos do que realmente sao? Me matriculei numa academia, talvez um pouco tarde... Barriga eh coisa chata de se perder, viu?

No ano seguinte, fui estudar no Canada e no final daquele ano todos os meus amigos ja comentavam que eu estava "muito diferente" nas fotos. No fundo, no fundo eu sabia que o "diferente" era apenas uma especie de eufemismo para GORDA, mas eu tentava me convencer que era por causa do meu cabelo que nao via tinta ha meses, hihihi.

Em 2007 eu vim morar nos Estados Unidos e ai a coisa ficou bem feia. Os kilinhos que eu ganhei no Canada se multiplicaram aqui quando eu comecei a trabalhar muito e me cuidar pouco. Precisei comprar roupas novas, pois as que eu trouxe na mala ja nao serviam mais. O botao do meu par de jeans favorito voou longe quando tentei "entrar" nele a forca. O mais triste eh que eu sabia que precisava controlar melhor a minha alimentacao e mesmo assim fui deixando isso de lado. Eu ja havia engordado 20 kg quando decidi agir.

Como eu nunca havia feito dieta antes, nao sabia exatamente o que era certo ou errado. Deixava de almocar ou de jantar, comia salada no almoco e hamburger com batata frita no jantar, fazia jejum o dia inteiro e passava mal no trabalho ou entao substituia todas as refeicoes do dia por Slim Shakes. Comprei varias pilulas, barras de proteinas, agua com proteina, perdi um pouco de peso, mas recuperei cada grama com o passar do tempo. Aprendi que os extremos nunca funcionam. Precisamos balancear, controlar os maus habitos e as tentacoes, comer equilibradamente, um pouco de tudo, sem excessos e exageros. Equilibrio eh a palavra certa, acompanhado de muito exercicio.

Ufa! Falei demais, ne? Mas to quase acabando...
Queria agradecer a minha amiga Kamila por ter me inspirado a criar esse blog. E essa nao eh a primeira vez que ela me motiva a levar uma vida mais saudavel, ela eh um exemplo pra mim. Perder peso nao eh facil e todo o mundo sabe disso, mas a gente chega la!

Tenho muito o que aprender e conto com a ajuda de todas que passarem por aqui.
Sejam todas bem vindas!

0 little pigs: