3.3.09

Saldo do primeiro mes de R.A.

Gente, eu perdi 3 kilos nesse primeiro mes de reeducacao alimentar! Parece pouco, mas eu ja estou vendo algumas mudancas em meu corpo (e meu marido concordou!). Alem do que, estou mais feliz, mais disposta, minha auto-estima melhorou 100% e meu intestino (antes preguicoso) tem funcionado que nem um reloginho! So coisas boas, ne? Vale a pena, meninas! Vale a pena fazer boas escolhas!

Achei essa materia sobre o Cha-verde no site da Revista Boa Forma. Se voce ainda nao bebe, leia a respeito. Se voce bebe o cha, beba mais. Os beneficios sao inumeros!

Chá verde, qual a sua dúvida?


Ele desintoxica, melhora a digestão e ajuda a emagrecer. Ok, você já se convenceu dos benefícios dessa bebida, mas não sabe exatamente como prepará-la. Aqui, você confere as respostas para as dúvidas mais freqüentes. Consulte o nosso guia, preparado com a ajuda da nutricionista Vanderlí Marchiori, e coloque esse hábito em prática!

Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

E a medida ideal da erva e da água?
O ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá.

Dá para deixar o chá verde mais gostoso?
Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis (nome científico da erva). Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, beba no máximo 1,5 litro. Em grande quantidade, a erva pode causar diurese.

Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Posso adoçar o chá verde?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

O chá de saquinho funciona?
Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático.

Na minha cidade só tem o chá em sachê. O que devo fazer?
Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?
Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

Dá para fazer o chá horas antes de consumi-lo?
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

Existe algum segredo para armazenar a erva?
Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

O chá que é vendido pronto, tem o mesmo efeito?
Não. O chá verde pronto para beber não apresenta quantidade suficiente de fitoquímicos para o emagrecimento.

Qual é a média de peso que se perde por mês?
A redução de peso depende do metabolismo de cada pessoa, porém, estudos americanos dizem que perde-se 10% de gordura – em média -- por mês.

Quando tomo o chá verde no jantar, não consigo ter uma boa noite de sono. Porque?
O chá verde altera o ciclo de sono e desperta a maioria das pessoas, pois ele contém cafeína. Se a bebida está prejudicando a sua noite de sono, evite tomar no horário noturno.

Qual o melhor horário para tomar os chás?
Entre as refeições. Nesse período, ele reduz o apetite.

Ele pode contribuir para o escurecimento dos dentes?
Não. A quantidade de cafeína presente, causadora desse tipo de problema, é baixa.

Estou amamentando, posso tomar o chá verde?
O chá não deve ser consumido por gestante ou por quem está amamentado. A erva altera o comportamento do bebê, deixando-o muito agitado. Em grande quantidade, o chá também pode seqüestrar o ferro e provocar uma anemia.

Posso substituir a água diária pelo chá verde?
Não, a água é insubstituível. O chá verde não tem o papel de hidratação e é diurético.

É verdade que o leite corta algumas das propriedade do chá verde?
Sim. O leite e os derivados cortam as propriedades do chá. Não consumo os dois em uma mesma refeição. Por exemplo, um sanduíche com queijo não é bem vindo com o chá verde.

Ele pode provocar perda de potássio ou outros minerais?
Sim. Isso acontece porque ele aumenta muito o volume urinário. Mas se você ficar em até quatro xícaras, a perda é mínima e não provoca prejuízos à saúde.

Eu tomo anticoncepcional e comecei a tomar chá verde. Tem algum problema?
Não. Ele não prejudica o efeito do seu remédio.

O chá pode causar ansiedade?
Não. Ele não tem nenhuma propriedade que provoque ansiedade. Pelo contrário, a erva tem cortisol, hormônio que controla o stress.



7 little pigs:

K. Willemann disse...

É eu já tomo o chá verde e sabe que prefiro ele sem adoçante nem nada?

Aliás, tem uns de sachês da mate leão qe vem com um saborzinho junto, tipo maçã verde e limão. É gostosinho.

Parabéns pelo peso eliminado nesse mês! Continue assim firme e forte!

Beijinhos

Gabi Gadelha disse...

Oi tati,
três quilos não é pouca coisa nao!
é um bocado!
Comemore bastante e use esse resultado positivo para te manter motivada na R.A.
Eu estou suuuuper motivada! Um dia posta uma foto sua no corpo que vc quer voltar a ter.
Logo logo vc chega la.

Um beijao!
Gabi

Barbara Lucas disse...

parabéns querida,
eu to precisando aprender a tomar chazinho, ando muito cafezeira

Anônimo disse...

Amiga, AMEI esta matéria acerca do chá verde! A Nair disse-me que o chá branco faz mais efeito que o chá verde! Não sei!? Ao ler este artigo, decidi fazer uma coisa: durante uma semana vou tomar todos os dias chá verde, e na outra semana vou tomar todos os dias chá branco..depois vejo os resultados na balança!! rs, rs...

Amiga, muitos parabéns pela perda dos 3 kg..andamo-nos a portar bem, né? Ambas perdemos o mesmo num mês!!!!

E então amiga, inscreveste-te naquele desafio que tava lá no meu blog??

Olha, eu também tenho andado a entregar curriculos e mais cuirriculos! Ontem andei a manha toda a percorrer o Fundão - cidade visinha de onde eu estou - e não encontrei um único pedido de empregada ou coisa do género. Aqui na Covilhã já entreguei em todos os lados..hoje fui ao centro de emprego e vi lá uns anúncios: 1 para caixeira numa frutaria e outro para auxiliar de lavandaria...já liguei para marcar entrevista! Vamos lá ver se desta vez tenho sorte!!! Desejo-te muita sorte nesta árdua tarefa...

Muita sorte e sucesso para nós...

Beijinhos carinhosos e até breve...

Gilda disse...

Amiga,parabéns pelos 3 kilos,comemore sim,afinal vc se esforçou pra isto.
Quanto a o chá verde eu uso,agora me motivou ainda mais.rsrs

Beijos!!!

Candy disse...

Poxa, Que orgulho!

3 kilos é MUITO BOM! Comemore mesmo! Só não vale comemorar comendo muito.

Tenho tomado o chá verde da Feel Good bem geladinho. Hummm!!

Natália disse...

É Tati, eu também tomo (já tomei mais) chá verde. A gente nota logo os efeitos. Muito bom mesmo!! Indicadissímo para quem quer perder e sentir-se bem! Bjos!