4.3.09

Sobre as "Fritas Light"...


Oi meninas,

Hoje caminhei e corri por 1 hora. Queria ter caminhado por mais tempo, mas estou com umas bolhinhas chatas nos dois pes (meus pezinhos sao muito sensiveis, haha).

E comi...

Cafe-da-manha: 1 torrada integral com pouca manteiga + 1 fatia de queijo, 1 kiwi, 1 xicara de cha-verde;

Almoco: 1 sanduiche de presunto, queijo e salada (alface, tomate, cebola, piccles, pepino);

Lanche 1: 1 barrinha de cereais (130 cal), 4 moranguinhos;

Lanche 2: 1 barrinha de cereais;

Jantar: 1 peito de frango grelhado, verduras cozidas no bafo (brocolis, cenoura e vagem) e fritas light(*);

Lanche: Milk shake (calma, meninas... eh LIGHT! Hahaha... comprei a mistura em po, dai poe morangos frescos e leite magro. 1 copo tem apenas 200 cal).

(*) Sobre as Batatinhas Fritas Light...
Essa Batatinha generica pode ate ser mais saudavel e menos calorica, mas tem gosto de batata cozida e depois assada no forno, de fato. Eh gostosinha, ate... nao vou mentir. Botei sal, pimenta e um fiozinho de azeite de oliva, como recomendado. Mas eu prefiro chamar a bichinha carinhosamente de Batata de Forno, de agora em diante.

Eu sou viciada em frituras, gente. Pra mim, tudo frito eh mais gostoso. Esse eh meu maior pecado! Voces acreditam que no passado eu ja comi ate sorvete frito? Pois eh... Ta explicado o meu atual "corpinho de sereia" kkkkkk

Beijos e bom restinho de semana a todas!

13 little pigs:

Sibele disse...

Oi,Tati!Pois é, tudo é uma qustão de hábito.Eu não vou mentir que uma batatinha frita no óleo é muito bom em termos de sabor,mas não vale a pena é um dos piores alimentos para se comer, não tem nada de nutritivo.Eu gostei das batatinhas de forno só achei que demora muito.
Aqui em casa, sempre comemos poucas coisas fritas, então já acostumei.
Te cuida!
Saudade!!
Bjosss

Gabi Gadelha disse...

Oi tati,
seu cardápio ta bem legal e parabéns pela caminhada/corrida por uma hora. Esse tempo de atividade física está ótimo para vc potencializar os efeitos da R.A.
Se vc quiser tirar melhor proveito dessa atividade, controle o ritmo de caminhada de acordo com a zona de queima de gordura (fat burn) que é de 80% da sua frequencia cardíaca máxima.

As batatas genéricas, se não são fritas, podem estar presentes na tua alimentação, mas cuidado com a quantidade de sódio que vc vai ingerir.

Vc falou que as frituras são o seu fraco. O meu fraco são os doces. Eu tento controlar isso não só pq doce é muito calórico e tem alto indice glicêmico, mas pq açucar em excesso prejudica a saúde e o funcionamento do organismo.
O mesmo acontece com as frituras. As gorduras insaturadas (oleo que usamos pra fritar) fazem um mal danado para o nosso coraçãozinho. E nós queremos viver lindas e saudaveis por muito tempo ne??? Então vamos controlar a ingestão das frituras e só comer de vez em quando....
:)

Passa no meu blog que eu deixei um presentinho pra vc.

Anônimo disse...

Olá queridinha..

Ah, no findi passado também fiz dessa batata, e AMEI...vou fazer mais vezes, apesar de nadinha ter a ver com as batatas fritas, só mesmo o facto de ser em palito! rs....

Amiga, gostei do teu cardápio!

Volto logo, agora tou com uma pressinha..

Beijão carinhoso...

Gilda disse...

Menina de Deus,correr por 1 hora?que delícia.
Eu não tenho esse pique não,ainda.rsrs
Quanto as batatinhas eu já fazia antes,só que cozinho elas com sal e inteiras,daí asso no forno,eu chamo de batata assada,mas cá pra nós a frita é muito mais saborosa né?rsrs
E uma vez na vida,nem tem problema.rsrs

Beijos!!!

Nanda disse...

Linda, onde vendem essas batatinhas??? Agora outra coisa... Sorvete frito??? Como é isso menina...rs..rs Bjs

K. Willemann disse...

Olha... eu também acho que vira batata assada em palito, hahahahaha!

Como vc sou viciada em fritura e não é que a gente ache que fica mais gostoso... REALMENTE FICA! hahahahahahahahaha!

Vamos conseguir nos livrar desse vício... pq é um VÍCIO!

Beijinhos

Candy disse...

Oi tati,

As bolhinhas nos pés também foram minha "desculpa" para não ir à malhar hoje. Uhummm, vamos repensar?

Anônimo disse...

Olá querida....

E então, estás melhor da cabeça? Espero k sim...a mim já passou...não sei porque de vez em quando tenho aquelas dores horríveis!?

Amiga, ontem liguei para a médica e ela disse para eu não me preocupar e para lhe ligar na 2ª feira para me explicar melhor o k se passa! Fiquei sem perceber, mas na 2ª feira, mal que saiba alguma coisa coloco lá no meu blog!!

É, o frio dá preguiça, mas as ventanias fortes que aqui se fazem sentir quase não deixam ninguém, sair de casa!! Imagina a velocidade do vento que põe telhados e pinheiros a baixo, arranca sinais de transito do chão, etc...e juntando a isto, uma cghuvinha...enfim, um verdadeiro perigo...hoje está mais calminho, tá um solinho, mas não sei por quanto tempo será...odeio de verdade este tempo...como desejava estar no Brasil, naquele caloraço a bronzear e beber uns suminhos e águas fresquinhas! Ai que delícia...quando é que será que poderei concretizar este sonho? Dá até dor no peito saber que não será em breve...esta viagem está ainda bem, bem longinqua!!

Obrigada pelo elogio às fotos...

Desejo-te desde já um excelente fim-de-semana! cuida-te, tá? Nada de jacadas!!! rs, rs...estou a virar brasileirinha!! rs, rs...

E a nossa Kamy? Desapareceu novamente? sabes o que se anda a passar com ela? Tens conseguido falar com ela? Fico preocupada quando ela não dá sinal! espero que seja só falta de tempo!?

Beijinho carinhoso e cheinho de Amizade....

Gilda disse...

aah,agora entendi.rsrs
Eu tbm faço assim quando caminho,sempre alterno com uma corridinha,mas te confesso que quase me sai o coração pela boca.rsrs

Beijos!!!

Gabi Gadelha disse...

Oi Tati,
obrigada pelos elogios! :)
Vc é muito querida!
Espero que a sua exaqueca tenha passado rapidinho.
A respeito da fat burn zone vou colar aqui uma rápida explanação.
Segundo McARDLE e col, 1997," a capacidade aeróbica melhorará se o exercício for de intensidade suficiente para fazer aumentar a frequência cardíaca até pelo menos 70% da FCM". Apesar dos indivíduos pensarem que quanto mais intenso for o exercício melhor será para aprimorar o condicionamento, a idéia é falsa , pois, há um limiar onde o indivíduo não obterá ganhos adicionais. Por isso estabelece-se uma Zona Alvo de Treinamento com valores mínimos e máximos para melhor aproveitamento tanto cardíaco como no condicionamento físico geral , de acordo com a idade do indivíduo.
O método mais usual e simples para determinar a freqüência cardíaca
máxima é através da idade. Assim, subtraímos de 220 (número de batimentos cardíacos por minuto no momento do nascimento) a nossa idade.

... Exemplo: uma pessoa de 20 anos
... 220-20= 200 bpm/fcm

... Uma pessoa de 40 anos
... 220-40= 180 bpm/fcm

... Uma pessoa de 50 anos
... 220-50= 170 bpm/fcm

... Agora que determinamos a nossa freqüência cardíaca máxima, como sabemos determinar a intensidade correta?

... Segundo a ACSM, American College of Sports Medicine, nós podemos dividir em 5 zonas:

... 1) Zona saudável
... 2) Zona fitness
... 3) Zona aeróbica
... 4) Zona anaeróbica
... 5) Red Line zone

... 1) Zona saudável

... Esta zona tem uma freqüência cardíaca que varia entre 50% e 60% da nossa freqüência máxima.

... É uma intensidade baixa, ou seja, uma intensidade fácil de se alcançar e bastante confortável. Nesta intensidade, a pessoa consegue manter uma conversação apesar de sentir a respiração um pouco mais ofegante.

....Nesta intensidade, não se consegue alcançar os máximos proveitos ao nível cardiovascular/respiratório, mas ajuda na perda de gordura, na redução da pressão arterial e do colesterol. Nesta intensidade o organismo usa como energia 10% carboidratos, 5% proteína e 85% de gordura.

... 2) Zona fitness

... Aqui a intensidade varia entre 60% e 70% da nossa frequência cardíaca máxima.

... A respiração é mais dificultada nesta fase, mas ainda assim, é possível manter uma conversação por breves períodos. Aqui se queimam mais calorias por minuto do que na zona anterior dado que o exercício é mais intenso.

... O número de calorias que se queimam depende da distância percorrida e do peso da pessoa. Como a intensidade é maior, logo se percorre uma maior distância e conseqüentemente se queimam mais calorias. O organismo usa como energia 10% carbs, 5%proteína e 85% de gordura. Os benefícios ao nível de saúde são os mesmos do anterior.

... 3) Zona aeróbica

... Aqui a intensidade varia entre 70% e 80% (no Brasil usamos até 85%).

... É muito difícil manter uma conversa nesta fase, pois a respiração é muito ofegante. Esta zona é ideal para treinar o endurance porque obriga o coração e os pulmões a trabalharem mais e conseqüentemente a ganharem mais capacidade. Também incrementa o funcionamento do sistema circulatório.

... O tempo ideal de treino é entre 20 e 60 minutos. Aqui se queimam 50% de carbs, 50% de gordura e menos de 1% de proteína. Com o aumento da intensidade do exercício se queimam mais calorias dado que no mesmo período de tempo se percorre uma distância maior. O gasto de
calorias depende, majoritariamente, da distância percorrida e do peso da pessoa exercitada. Percorrendo uma distância maior no mesmo período de tempo queimará um número maior de calorias.

... 4) Zona anaeróbica

... Aqui a intensidade varia entre 80%(85% no Brasil) e 90% da FCM.

... Nesta fase de intensidade é muito difícil conseguir falar, dado que a respiração está extraordinariamente ofegante. Por estar numa zona de intensidade muito alta, será incrementada a capacidade do organismo em consumir oxigênio, aumentando assim o VO2 máximo.

... O desgaste físico é tão elevado que leva o organismo ao limite começando, então, a produzir ácido lático. O tempo de duração do exercício com esta intensidade deve ser no máximo de 10 a 20 minutos ou conjugado num treino chamado Interval Training ou Fartlek training, onde nós aceleramos durante uns minutos e depois usamos um ritmo inferior por algum tempo, antes de acelerar novamente o ritmo para esta intensidade muito elevada. Com isso, o coração tem tempo de descansar um pouco do esforço excessivo anterior.

... Neste período, o corpo queima 85% de calorias vindas dos carboidratos,15% de gordura e menos de 1% de proteína.

... 5) Red line zone

... Aqui a intensidade varia entre os 90% e os 100% da FCM.

... É o limite máximo dos batimentos cardíacos e a maioria das pessoas apenas consegue ficar uns minutos nesta intensidade. É completamente impossível falar nesta fase dada a falta de oxigênio.

... Chega mesmo a ser difícil respirar corretamente. Só em casos de atletas profissionais, orientados e acompanhados por profissionais médicos, se poderá realizar um treino onde por breves momentos se alcance a freqüência cardíaca máxima.

... Aqui o corpo gasta como energia 90% de carbs, 10% de gordura e menos de 1% de proteína. Esta intensidade é absolutamente proibida para pessoas que não sejam atletas e que estejam acompanhadas por médicos.

... Assim, vimos que existem variações na freqüência cardíaca e que deveremos usá-las para alcançar os nossos objetivos. Para uma pessoa normal que apenas quer manter a sua saúde, perder peso e melhorar a sua capacidade cardiovascular/respiratória deve treinar com uma freqüência cardíaca entre os 50% e os 80% da FCM.

... Desse modo, estará sempre numa zona saudável e segura. Cabe também lembrar que antes de iniciar uma atividade física é fundamental consultar um médico e ser acompanhado por um profissional da área de educação física para monitorar o seu treino. Não se deve tentar ficar em forma num “mês”, mas antes durante o ano inteiro de uma forma progressiva e saudável para o organismo.

... A prática do exercício físico está recomendado para pessoas dos 2 aos 100 anos. Os seus benefícios são maravilhosos ao nível da auto estima, da saúde e para um bem estar permanente.


Bem, lindona, espero que ajude.
No meu caso, lembro que foi o prof. da academia que fixou a minha zona de queima de gordura. É interessante ter um frequencímetro para vc monitorar os batimentos do seu coração.

Bjks

Gabi Gadelha disse...

Oi Tati,
obrigada pelos elogios! :)
Vc é muito querida!
Espero que a sua exaqueca tenha passado rapidinho.
A respeito da fat burn zone vou colar aqui uma rápida explanação.
Segundo McARDLE e col, 1997," a capacidade aeróbica melhorará se o exercício for de intensidade suficiente para fazer aumentar a frequência cardíaca até pelo menos 70% da FCM". Apesar dos indivíduos pensarem que quanto mais intenso for o exercício melhor será para aprimorar o condicionamento, a idéia é falsa , pois, há um limiar onde o indivíduo não obterá ganhos adicionais. Por isso estabelece-se uma Zona Alvo de Treinamento com valores mínimos e máximos para melhor aproveitamento tanto cardíaco como no condicionamento físico geral , de acordo com a idade do indivíduo.
O método mais usual e simples para determinar a freqüência cardíaca
máxima é através da idade. Assim, subtraímos de 220 (número de batimentos cardíacos por minuto no momento do nascimento) a nossa idade.

... Exemplo: uma pessoa de 20 anos
... 220-20= 200 bpm/fcm

... Uma pessoa de 40 anos
... 220-40= 180 bpm/fcm

... Uma pessoa de 50 anos
... 220-50= 170 bpm/fcm

... Agora que determinamos a nossa freqüência cardíaca máxima, como sabemos determinar a intensidade correta?

... Segundo a ACSM, American College of Sports Medicine, nós podemos dividir em 5 zonas:

... 1) Zona saudável
... 2) Zona fitness
... 3) Zona aeróbica
... 4) Zona anaeróbica
... 5) Red Line zone

... 1) Zona saudável

... Esta zona tem uma freqüência cardíaca que varia entre 50% e 60% da nossa freqüência máxima.

... É uma intensidade baixa, ou seja, uma intensidade fácil de se alcançar e bastante confortável. Nesta intensidade, a pessoa consegue manter uma conversação apesar de sentir a respiração um pouco mais ofegante.

....Nesta intensidade, não se consegue alcançar os máximos proveitos ao nível cardiovascular/respiratório, mas ajuda na perda de gordura, na redução da pressão arterial e do colesterol. Nesta intensidade o organismo usa como energia 10% carboidratos, 5% proteína e 85% de gordura.

... 2) Zona fitness

... Aqui a intensidade varia entre 60% e 70% da nossa frequência cardíaca máxima.

... A respiração é mais dificultada nesta fase, mas ainda assim, é possível manter uma conversação por breves períodos. Aqui se queimam mais calorias por minuto do que na zona anterior dado que o exercício é mais intenso.

... O número de calorias que se queimam depende da distância percorrida e do peso da pessoa. Como a intensidade é maior, logo se percorre uma maior distância e conseqüentemente se queimam mais calorias. O organismo usa como energia 10% carbs, 5%proteína e 85% de gordura. Os benefícios ao nível de saúde são os mesmos do anterior.

... 3) Zona aeróbica

... Aqui a intensidade varia entre 70% e 80% (no Brasil usamos até 85%).

... É muito difícil manter uma conversa nesta fase, pois a respiração é muito ofegante. Esta zona é ideal para treinar o endurance porque obriga o coração e os pulmões a trabalharem mais e conseqüentemente a ganharem mais capacidade. Também incrementa o funcionamento do sistema circulatório.

... O tempo ideal de treino é entre 20 e 60 minutos. Aqui se queimam 50% de carbs, 50% de gordura e menos de 1% de proteína. Com o aumento da intensidade do exercício se queimam mais calorias dado que no mesmo período de tempo se percorre uma distância maior. O gasto de
calorias depende, majoritariamente, da distância percorrida e do peso da pessoa exercitada. Percorrendo uma distância maior no mesmo período de tempo queimará um número maior de calorias.

... 4) Zona anaeróbica

... Aqui a intensidade varia entre 80%(85% no Brasil) e 90% da FCM.

... Nesta fase de intensidade é muito difícil conseguir falar, dado que a respiração está extraordinariamente ofegante. Por estar numa zona de intensidade muito alta, será incrementada a capacidade do organismo em consumir oxigênio, aumentando assim o VO2 máximo.

... O desgaste físico é tão elevado que leva o organismo ao limite começando, então, a produzir ácido lático. O tempo de duração do exercício com esta intensidade deve ser no máximo de 10 a 20 minutos ou conjugado num treino chamado Interval Training ou Fartlek training, onde nós aceleramos durante uns minutos e depois usamos um ritmo inferior por algum tempo, antes de acelerar novamente o ritmo para esta intensidade muito elevada. Com isso, o coração tem tempo de descansar um pouco do esforço excessivo anterior.

... Neste período, o corpo queima 85% de calorias vindas dos carboidratos,15% de gordura e menos de 1% de proteína.

... 5) Red line zone

... Aqui a intensidade varia entre os 90% e os 100% da FCM.

... É o limite máximo dos batimentos cardíacos e a maioria das pessoas apenas consegue ficar uns minutos nesta intensidade. É completamente impossível falar nesta fase dada a falta de oxigênio.

... Chega mesmo a ser difícil respirar corretamente. Só em casos de atletas profissionais, orientados e acompanhados por profissionais médicos, se poderá realizar um treino onde por breves momentos se alcance a freqüência cardíaca máxima.

... Aqui o corpo gasta como energia 90% de carbs, 10% de gordura e menos de 1% de proteína. Esta intensidade é absolutamente proibida para pessoas que não sejam atletas e que estejam acompanhadas por médicos.

... Assim, vimos que existem variações na freqüência cardíaca e que deveremos usá-las para alcançar os nossos objetivos. Para uma pessoa normal que apenas quer manter a sua saúde, perder peso e melhorar a sua capacidade cardiovascular/respiratória deve treinar com uma freqüência cardíaca entre os 50% e os 80% da FCM.

... Desse modo, estará sempre numa zona saudável e segura. Cabe também lembrar que antes de iniciar uma atividade física é fundamental consultar um médico e ser acompanhado por um profissional da área de educação física para monitorar o seu treino. Não se deve tentar ficar em forma num “mês”, mas antes durante o ano inteiro de uma forma progressiva e saudável para o organismo.

... A prática do exercício físico está recomendado para pessoas dos 2 aos 100 anos. Os seus benefícios são maravilhosos ao nível da auto estima, da saúde e para um bem estar permanente.


Bem, lindona, espero que ajude.
No meu caso, lembro que foi o prof. da academia que fixou a minha zona de queima de gordura. É interessante ter um frequencímetro para vc monitorar os batimentos do seu coração.

Bjks

Candy disse...

Oi Tati, passa lá no meu blog que tem presente para vc!!!
Beijos

Sibele disse...

Oi,Tati!Seu motivo para estar sumida é justificável procurar emprego não é uma tarefa fácil exige tempo e determinação. Portanto se dedique a isso e qdo estiver empregada novamente nos conte as novidades.
Cuide-se!
Um lindo fim de semana!
Beijosss