30.6.09

Mito ou verdade? Tomar líquido durante as refeições engorda?


Gente, cansei de viver nessa duvida cruel. Fui pesquisar e descobri que...



Beber líquidos durante as refeições não engorda. A quantidade indicada é de apenas um copo de qualquer líquido por refeição. O que acontece e que pode ser prejudicial para o corpo é comer e tomar líquidos excessivamente, ação que dilata o estômago e consequentemente provoca uma tendência para se ganhar peso e aumentar a barriguinha.

"A barriga é uma conseqüência das calorias ingeridas", conta a nutricionista do Promove São Camilo, Débora Rocha. Ela explica que o líquido consumido durante a refeição pode causar uma dilatação momentânea no estômago, daí a idéia de que o líquido pode aumentar a barriga. "É uma dilatação pela quantidade de alimentos que se está ingerindo."

A nutricionista Mariana Vela Reis comenta ainda que beber qualquer tipo de líquido durante uma refeição pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e a absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. "Com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos. Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de 'barriga'."

Segundo Mariana, uma idéia é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. "Além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a de fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões", explica.

Fonte: www.beleza.terra.com.br


Conclusao: O ideal mesmo eh beber agua antes das refeicoes, mas beber 1 copo durante a refeicao nao vai fazer muito estrago (eu so bebo metade de um copo, geralmente). O que nao pode eh beber liquidos em excesso, principalmente refri e suco artificial ou com acucar, ne? Tudo demais eh veneno, minha gente!


Minha alimentacao hoje:

1. Cafe-da-manha: 1 xicara de cha branco, 1/2 bagel integral com um pouco de margarina light (foi pobre, eu sei. Acordei tarde e estava sem fome)

2. Almoco: metade de um sub com presunto de peru, queijo, alface, tomate, cebola, piccles e jalapenos em pao integral + 1 copo de suco de laranja (nao como mais presunto de peru essa semana, promessa.)

3. Lanche: Iogurte light (no sugar) + 1 c.s. granola

4. Jantar: 1 peito de frango grelhado, pure de couve flor e legumes no bafo

5. Lanche: 2 fatias de melao


Sei que havia prometido no inicio do mes de junho que se nao saisse da casa dos 60 esse mes, mudaria meu nome. Ainda nao me pesei essa semana, mas com certeza nao consegui atingir minha meta. Talvez tenha sido uma meta meio irreal, perder 2,5 kg em um mes, nao sei... Mas podem me chamar do que voces quiserem, Joaquina, Severina, Sebastiana, Damiana, Florinda, Clotilde... eu mereco!!!


2 little pigs:

Candy disse...

ahaaaaaaaaaaa,

gostei dos nomes. essa foi boa!!!!!

Barbarella disse...

Tati, engordar não engorda, nem dá barriga, só não é bom "comer bebendo" porque demora e prejudica a digestão, é meio nojento de explicar.
É uma questão de hábito, mas eu não faço mais isso há tempos.

Então vamos lá, que eu vou continuar te chamando de Tati, pq eu acredito em vc.
Bjs